11 5071-210011 98884-5629contato@geosondagens.com.br
SEJA BEM-VINDO

GEO SONDAGENS - Sondagem de SoloDúvidas Frequentes

1- Diante de inúmeras alternativas, por que escolher a GEO SONDAGENS?

Vide nossa vasta experiência no mercado da construção civil, especificamente no segmento de sondagem para reconhecimento de subsolo, o amplo conhecimento técnico e empírico de nosso pessoal, somado ao compromisso ético que carregamos, nós da GEO SONDAGENS garantimos a entrega de um trabalho altamente qualificado e transparente de início ao fim.

Por sermos referência entre nossos clientes que, em grande parte, nos conhecem através de indicações de quem já comprovou nossa competência, nos orgulhamos de apresentar um trabalho eficiente e com custo-benefício que supera a concorrência.

Diga-nos o que precisa e a GEO SONDAGENS estará a sua disposição.

2- Quanto custa uma sondagem e qual a importância do reconhecimento do subsolo, antes que receba a carga do empreendimento?

Os custos quando analisados individualmente, podem parecer expressivos para quem não vivencia o universo da construção civil, no entanto, com relação ao valor total de uma obra, a sondagem à percussão representa em média de 0,5% à 1%.

Se comparada a importância fundamental de se conhecer o subsolo, onde serão aplicadas as cargas e com o custo que esse estudo acarreta, percebe-se que no final das contas, isso evitará despesas adicionais de superdimensionamento das fundações e problemas futuros, como os estruturais, causados por recalques devido aos dimensionamentos inferiores ao necessário ou até mesmo, aqueles que envolvam o desconhecimento do lençol freático.

Ao longo da nossa história, muitos foram os casos de clientes que solicitaram os nossos serviços devido a problemas pós-obra, consequentes do não conhecimento do subsolo, seja pela falta de sondagem ou por sondagens com dados insustentáveis, realizadas por empresas não confiáveis, refletidos em projetos de fundação inadequados para as características reais do solo, ocasionando custos não programados e estresse.

Com a GEO SONDAGENS você evita dores de cabeça - solicite um orçamento personalizado e conheça os nossos preços, sem qualquer compromisso

3- Diferenciação entre as sondagens: a Percussão (SPT), a Percussão com Torque (SPT-T) e Rotativa:

As sondagens à percussão e à percussão com torque são similarmente realizadas a fim de descobrir a resistência à penetração ao solo, o nível do lençol freático e a caracterização do perfil geológico da área estudada, contudo, a com torque fornece ainda o atrito lateral do solo, com auxílio do Torquímetro, sendo essa a única diferença entre as duas.

A rotativa (mista solo-rocha), por sua vez, é utilizada para o reconhecimento de solos e também de rochas, inclusive alternadamente, impossibilitadas de serem reconhecidas pelas outras duas sondagens supracitadas.

4- Qual o período necessário para a execução de uma sondagem?

A resposta para essa pergunta, apesar de relativa e depender de fatores como o tipo de obra, acessibilidade ao local, necessidade de integração por parte do cliente, etc., pode ser estipulada considerando a produtividade média das equipes de sondagem.

Atualmente, supondo que não haja imprevistos, cada equipe perfura em média 20m por dia – hipoteticamente isso significa que, se para o seu terreno, de acordo com a NBR 8036 ou definição arbitrária, de 2 pontos de sondagem com 15 a 20 metros de profundidade cada, no máximo em 2 dias, os trabalhos em campo se encerrarão.

Com essa informação é possível simular a quantidade de dias de trabalho em campo que sua obra necessitará.

5- Etapas de processamento do Relatório de Sondagem:
  • Equipe de campo executa o ensaio in loco, recolhe os dados obtidos e envia as amostras para departamento de análise.
  • Equipe de geólogos analisam as amostras de solo, a coerência dos dados e complementa com as informações para a transcrição.
  • Equipe de engenharia transcreve tecnicamente todos os dados reunidos em campo e em laboratório, desenha o local onde foram feitos os respectivos pontos e emite o relatório para conferência pela coordenação.
  • Após conferência o relatório é liberado à equipe do financeiro para ser faturado e emitido ao cliente.

A depender das particularidades de cada obra e da quantidade e profundidade dos pontos esse processo leva entre 3 e 10 dias para se encerrar.

6- Qual o espaço necessário à montagem dos equipamentos para execução da sondagem?

Para a sondagem a percussão utiliza-se um tripé em torno de 5 metros de altura e área de abertura equivalente a 5m x 5m, composto por um conjunto de cordas e roldanas que auxiliam no manuseio das hastes, que são penetradas no solo para execução do ensaio e captação das amostras.

7- O que é critério específico de paralisação?

Entende-se por critério específico de paralisação, a determinação de um parâmetro mínimo que se pretende encontrar na execução da sondagem, como por exemplo, o nível d'água, a profundidade mínima que se deseja reconhecer do solo, a resistência SPT, entre outros; podendo ser orientado pela NBR 6484 ou arbitrariamente, de acordo com as pretensões do cliente.

8- Como saber quantos pontos são ideais para o reconhecimento de um terreno?

Considerando que cada obra abrange particularidades específicas, é importante verificar com o responsável pelo projeto das fundações, qual a sua necessidade; entretanto a NBR 8036 estabelece parâmetros que podem auxiliar na decisão:

NBR 8036, item 4.1.1.2

"As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.200m2 de área. Entre 1.200m2 e 2.400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400m2 que excederem 1.200m2. Acima de 2.400m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção. Em quaisquer circunstâncias o número mínimo de sondagens deve ser:

a) dois para área da projeção em planta do edifício até 200m2;

b) três para área entre 200m2 e 400m2."

9- Devo fazer a sondagem antes ou depois da terraplenagem?

Neste caso deve-se consultar os responsáveis pelo projeto das fundações e arquitetônico para tomar a melhor decisão, porém aconselha-se executar a sondagem antes de qualquer intervenção no terreno, para que a terraplenagem baseie-se nas necessidades de adaptação do solo para o respectivo projeto.

ENTRE EM CONTATO
11 5071-2100
11 98884-5629 (Whatsapp)
contato@geosondagens.com.br
Rua Bom Pastor, 2.224, Conj. 110B, Ipiranga, CEP 04203-002 - São Paulo - SP